Retoma da pesca lúdica e desportiva ainda incerta

Pesca Ludica

Retoma da pesca lúdica e desportiva ainda incerta

A Comunidade Piscatória Lúdica/Desportiva de Portugal reclama por uma data para retoma das suas atividades, queixando-se de “discriminação” em relação a outras atividades ao ar livre.

Em comunicado, a Comunidade, que afirma estar a incorrer em despesas com licenças para a prática da pesca e utilização de embarcação sem receitas correspondentes, diz interpretar na lei que poderá reiniciar atividades a dia 5 de Abril, mas sem ter confirmação da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.“O desconfinamento de atividades físicas até quatro pessoas ao ar livre, está descrito como permitido a partir de dia 5 de Abril. Entramos assim num debate de interpretação”, refere o comunicado.“O atletismo e o ciclismo, (…) as corridas ocasionais e os passeios de bicicleta devem ser consideradas atividade física (lazer), (e) durante todo o estado de emergência não tiveram qualquer proibição (…), mas a pesca lúdica/desportiva manteve-se em proibição e toda a comunidade cumpriu”, adianta,

Segundo a Comunidade, “existe um total desprezo por parte de órgãos estatais geridos pelo Estado Português, bem como por todos os líderes partidários e os próprios membros do governo, em explicar e definir datas para a reabertura da atividade”.

“Numa vertente económica, (…) existem várias empresas impedidas de operar, as lojas que trabalham com artigos inerentes à prática, em que se regista ainda assim um início de trabalho e que tentaram sobreviver com as vendas on-line” e “temos empresas Marítimo – Turísticas que com a redução de turismo existente poderiam ver um escape de faturação com as saídas para a prática da pesca lúdica”, adianta.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.694 pessoas dos 814.513 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Notícia www.rtp.pt – 16 março 2021
[https://www.rtp.pt/noticias/outras-modalidades/retoma-da-pesca-ludica-e-desportiva-ainda-incerta_d1304850]

LEAVE A COMMENT